Fontes de água potável viraram uma ‘marca registrada’

Paris tem 1.134 fontes públicas de água potável, de acordo com a Eau de Paris, a companhia pública francesa que cuida da qualidade da água. De acordo com estudo feito em 2011, 79% dos parisienses estão informados da potabilidade da água oferecida pelas fontes públicas, mas apenas 30% deles as utilizam.

Dentre as fontes públicas mais famosas, estão as Fontes Wallace, desenhadas por Charles-Auguste Lebourg e financiadas pelo filantropo inglês Richard Wallace (1818-1890), quando, no final do século 19, a capital francesa trabalhava na sua reconstrução após a guerra contra a Prússia.

IMG_9651

Há 103 exemplares desse modelo espalhados pela cidade. As Fontes Wallace, que passaram por sutis modernizações decorrer dos anos, podem ser facilmente reconhecidas pelo seu apelo estético.

As Fontes Wallace não são exclusividade de Paris, também foram doadas para cidades, como o Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa, em Portugal.

Geralmente verdes, são sustentadas por quatro cariátides, aquelas figuras femininas gregas utilizadas desde a antiguidade como suporte na arquitetura. As cariátides representam a bondade, a simplicidade, a caridade e a sobriedade, além das quatro estações do ano.

Tradicionalmente, as fontes públicas de água potável de Paris funcionam entre 15 de março e 15 novembro e são fechadas durante o inverno por conta das temperaturas abaixo de zero. No entanto, paulatinamente, esse rigor vem sendo flexibilizado para atender pessoas sem abrigo.

As Fontes Wallace não são exclusividade de Paris, também foram doadas para cidades, como o Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa, em Portugal. No entanto, aqui, são marca registrada, integrada ao cenário urbano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s