Hôtel de ville, hôtel dieu… termos com significados próprios

Nem tudo o que parece é, sobretudo numa cidade como Paris que conserva inúmeros traços de sua história. Andando pelas ruas da capital francesa, durante seu passeio a pé, viu edifícios antigos identificados por placas com dizeres que parecem óbvios, como hôtel de ville, hôtel-dieu, hospice, hôtel particulier, prefecture e poste?

IMG_1548

Pois bem, são nomes que, em alguns casos, guardam particularidades. Hôtel de ville não tem relação com estabelecimento do setor hoteleiro, apesar da palavra hotel compor o termo composto, mas era o nome empregado – e até hoje mantido – às prefeituras de grandes cidades francesas. Mairie é a designação mais moderna. Em Paris, por exemplo, cada arrondissement, equivalente a distrito/bairro em português, tem sua mairie.

Hôtel-dieu era o nome utilizado para designar os hospitais principais das cidades. O Hôtel-dieu de Paris fica colado à Catedral Notre-Dame. Os hospitais mais velhos eram também chamados de hospices civils, linkados igualmente à ideia de asilos ou casas de repouso nem sempre exclusivas para pessoas com transtornos psiquiátricos.

Hôtels particuliers eram as mansões privadas onde moravam a nobreza francesa e suas famílias no passado.

Prefecture também pode designar sede da administração municipal, porém geralmente está associado a outro termo: police. Prefecture de police então é um conjunto de serviços da administração pública responsável pela segurança. É na prefecture de police, por exemplo, que os vistos são concedidos. Já delegacia é poste de police. E la poste simplesmente significa correio.

Seu francês ainda não está bombando? Prefira então passeios acompanhados com quem vive na cidade e já conhece suas sutilezas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s