O Museu do Homem de Paris, localizado na Praça do Trocadéro, em frente à Torre Eiffel, é um endereço cheio de curiosidades, que, para muitos turistas que visitam a cidade, passa batido.
Nele, é possível encontrar, por exemplo, um legítimo car rapide senegalês, aquele furgão colorido, superenfeitado e em vias de extinção, por conta de seus riscos à segurança e elevado nível de poluição.
Objeto mundializado, adaptado às necessidades locais, o car rapide pode ser considerado invenção africana para transporte coletivo em capitais como Dakar.
Esse furgão, produzido pela Renault na Europa, entre os anos 1965 e 1982, não pegou na França, passou a ser revendido e ganhou em países colonizados cores da arte popular, elementos históricos e religiosos, dentre os quais amuletos mágicos de proteção contra a inveja, panes e acidentes.
Como os ônibus vermelhos de dois andares em Londres e o táxis amarelos em Nova York, os cars rapides foram, nas últimas quatro décadas, ícone da cultura senegalesa. No Museu do Homem de Paris, transformou-se em uma obra de arte que simboliza uma época, uma cultura e a interação do homem.
Vale conhecer e ampliar os horizontes.
Informações práticas
Quer conhecer o Museu do Homem com a companhia do Paris do meu jeito? Orçamento e detalhes do passeio: solicite pelo e-mail parisdomeujeito@gmail.com, pela área de contato do site ou por nossas contas no Instagram e Facebook.