Mania nacional, ‘bocha’ francesa nasceu no início dos anos 1900

Pétanque, petanca em português, é um jogo popular que aproxima os franceses. Seja no interior, seja em cidades maiores como Paris. Portanto, se estiver passeando pelas ruas da capital francesa, em plena área urbana, e avistar pequenos grupos reunidos em terrenos de chão batido, lançando bolas em direção a um alvo, não é miragem.

IMG_7333

 

Os franceses amam jogar petanca, uma prática que cada vez mais atrai turistas que estão de passagem e querem conhecer os hábitos locais. Similar à bocha, praticada no Brasil, a petanca, como é jogada atualmente na França, nasceu em La Ciotat, uma pequena cidade no sul do país, no início dos anos 1900.

A dinâmica é mais ou menos a mesma da bocha, apesar de os apetrechos diferirem um pouco. De modo resumido, times concorrentes lançam bolas ocas feitas de metal em direção a uma bola menor, chamada cochonnet em francês, o equivalente ao bolim em português. Vence o time que se aproximar mais da bola menor.

Similar à bocha, praticada no Brasil, a petanca francesa nasceu nos anos 1900.

O jogo reúne crianças, jovens e adultos de todas as idades e é praticado em praças públicas, às margens do Rio Sena, preferencialmente onde há terra batida, areia firme ou cascalho, mas também pode ser jogado na grama. O nome petanca vem da expressão provençal “pes tancats“, que significa “pés juntos” ou “pés ancorados”, numa referência à forma como se deve lançar as bolas em direção ao alvo.

De acordo com dados da Federação Francesa de Petanca e Jogo Provençal, criada em 1945 para organizar, promover e desenvolver o esporte na França e seus territórios, em 2016, havia 300 mil franceses licenciados na prática esportiva, distribuídos em 6.122 clubes. Anualmente, ocorrem na França 12 campeonatos de petanca.

Não há um número oficial do total de praticantes franceses casuais, mas a prática é bastante comum. Há inclusive empresas especializadas em Paris que alugam kits petanca para particulares, escolas, pessoas jurídicas e profissionais do turismo. Além da locação, vendem aulas explicativas e dicas sobre terrenos ideais para o jogo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s