Um ‘giro’ pela antiga muralha, Revolução Francesa e guilhotina

IMG_1393

Para um francês, a Cour du Commerce Saint André diz muito. Para um estrangeiro, oportunidade para conhecer um pouco da história da França. Localizada entre a Boulevard Saint Germain e a Rua Saint André des Arts, essa passagem para pedestres, em plena Paris, tem 120 metros.

Nela, é possível observar traços da antiga muralha de Philippe Auguste, construída a partir do século 11 para proteger Paris, e conhecer o Le Procope, café-restaurante de pensadores iluministas do século 17, como Voltaire e Rousseau.

A Cour du Commerce Saint André é também um endereço com lembranças da Revolução Francesa, movimento político contra o absolutismo dos reis.

Foi frequentada pelos revolucionários, que, a partir de 1789, transformam o panorama político francês, marcado, por um lado, pela defesa dos direitos do homem e dos cidadãos e por outro, pela violência.

No número 8 dessa passagem, estava instalada a gráfica onde Marat imprimiu o jornal “O amigo do Povo”, em 1793. Jean-Paul Marat foi um médico, físico, jornalista e político francês, considerado mártir da Revolução Francesa pela defesa das classes sociais mais baixas.

IMG_1388

No número 9, funcionava a oficina do carpinteiro alemão Johann Tobias Schmidt onde foi criada em 1792 a guilhotina, utilizada durante o período revolucionário. Encomenda do médico francês Joseph Ignace Guillotin, que lhe emprestou o nome, a guilhotina foi concebida como um instrumento mecânico para cortar cabeças e abreviar a morte.

IMG_1407

Muitas execuções até então eram feitas por meio de machados, espadas ou outros instrumentos, que nem sempre garantiam morte instantânea.

E, por fim, no antigo número 20 da Cour du Commerce Saint André, hoje em plena Boulevard Saint Germain, morou Georges Jacques Danton, advogado e político francês que também se tornou uma figura destacada do movimento. Atualmente, repousa ali uma grande estátua em homenagem a Danton.

IMG_1421

Informações práticas

Quer conhecer as curiosidades de Paris? Passeie com a gente. Orçamento e detalhes dos nossos passeios: solicite pelo e-mail parisdomeujeito@gmail.com, pela área de contato do site ou por nossas contas no Instagram e Facebook.