Paris tem muitos museus e monumentos gratuitos, abertos ao público. Alguns permanentemente. Outros, somente em certas ocasiões. A lista é exaustiva e está disponível no site http://www.parisinfo.com. Razão pela qual, é preciso planejar para aproveitar bem a gratuidade.
Dentre os museus gratuitos o ano todo, destaque para cinco museus municipais que podem ser acessados sem custo durante sua estada na capital francesa: Petit Palais, o Museu de Belas Artes de Paris; Maison de Victor Hugo; Museu Bourdelle; Museu da Vida Romântica e Museu de Arte Moderna de Paris.
Somem-se à lista a Maison de Balzac e o Museu Carnavalet. Ambos, no entanto, estão atualmente fechados para reformas, reabrindo somente no final de 2019.
Outros museus, nacionais e pagos, abrem suas portas gratuitamente no primeiro sábado e domingo do mês. Primeiro sábado e domingo do mês e não todos os sábados e domingos. Ótima oportunidade para quem está em Paris por exemplo neste final de semana.
O Museu do Louvre é um deles. Desde janeiro deste ano, o maior museu de arte do mundo passou a promover noturnas gratuitas, das 18 às 22 horas, no primeiro sábado do mês.
Dentre os museus que abrem gratuitamente o ano todo no primeiro domingo do mês, estão o Museu Orsay; o Museu Nacional de Arte Moderna, Centro Pompidou; o Museu Nacional da Idade Média, Termas de Cluny; o Museu Nacional Picasso; o Museu Quai Branly; o Museu Nacional Orangerie; o Museu de Artes e Ofícios e a Cidade de Arquitetura e Patrimônio.
O Museu Rodin, o Arco do Triunfo, a Conciergerie, o Panteão, a Sainte Chapelle e as Torres da Notre Dame de Paris também oferecerem gratuidade no primeiro domingo do mês, mas somente de outubro a março, no caso do Museu Rodin, e de novembro a março, nos demais monumentos.
Quer aproveitar a gratuidade? A dica do Paris do meu jeito é refletir antes de sair fazendo. Eleja os museus e monumentos de sua preferência. Consulte a lista para ver se eles estão entre os que oferecem a gratuidade, observando a época do ano inclusive. Leve em consideração também a demanda das outras pessoas, não analisando apenas o preço dos tíquetes.
Os museus e monumentos mais disputados terão filas maiores, podendo você levar mais tempo para conhecê-los do que planeja. Se a opção for por museus e monumentos com filas menores, poderá num dia de gratuidade, fazer bem feito mais de um museu e monumento de preferência. Chegar mais cedo também é recomendável.