Igrejas históricas são opção de passeio gratuito em Paris

A Prefeitura de Paris é proprietária de 96 edifícios religiosos, disponibilizados gratuitamente para a prática de cultos. Independentemente de religião, para quem está a turismo, opção de passeio gratuito.

São 85 igrejas, nove templos protestantes e duas sinagogas. Parte deles ‘herança’ da Revolução Francesa, quando, a partir de 1789, o clero teve seus bens confiscados e nacionalizados.

JMCH9046

Esses edifícios religiosos, não assumidos por associações religiosas num primeiro momento, viraram responsabilidade da cidade de Paris por conta de uma lei de 1905. A mesma lei definiu que a propriedade da Catedral Notre Dame de Paris, por exemplo, é do governo francês.

Patrimônio material e imaterial, os edifícios religiosos sob a tutela da Prefeitura de Paris requerem restaurações e reparos constantemente. Por isso, quando você visita a capital francesa, certamente vai se deparar com andaimes e tapumes nas igrejas, sinal de alguma obra em andamento.

Saint Germain des Prés, Saint Sulpice, Madeleine, Saint Gervais Saint Protais, Saint Eustache, Saint Augustin, Sainte Trinité, Saint Louis en l’Île, Saint Philippe du Roule, Saint Paul Saint Louis, Sacré-Coeur, Saint Etienne du Mont, Saint Julien le Pauvre, Saint Séverin e Saint Nicolas des Champs são igrejas católicas conhecidas dos turistas que por aqui passam.

Mais que religião, são carregadas de engenharia, arquitetura e história. E quanta arte. Estão inventariados aproximadamente 40 mil objetos religiosos, pinturas e esculturas, cuja conservação e segurança também são de responsabilidade do poder público municipal.

Antigos, alguns edifícios religiosos são construções do século 12, demandam cuidados complexos, nem sempre baratos. Nesse conjunto, são preservados 130 órgãos das mais variadas épocas.

Em 2015, a Prefeitura de Paris lançou um plano de recuperação do patrimônio destinado ao culto, injeção de mais de 140 milhões de euros em 23 operações de grande envergadura até 2022.

Depois do incêndio de 15 de abril de 2019, na Notre Dame de Paris, o tema ganhou relevância ainda maior. As fotos deste post, internas e externas, são de algumas das igrejas de propriedade da cidade de Paris.

Com informação, sua viagem a Paris é diferente.