Capital francesa consolida-se como ‘set’ para filmes e séries

Paris consolida-se como cenário de filmes e séries. J’accuse (Roman Polanski), Le Bazar de la Charité (TF1), Comédie Humaine (Xavier Giannoli)…

Nos últimos cinco anos, a capital francesa registrou um crescimento de 84% em filmagens. Foram acolhidas 1.066 produções nacionais e internacionais em 2019, rendendo o equivalente a 5.465 dias de filmagem. Em 2018, a média foi de 5 mil dias.

Os dados são da Film Paris Région, comissão técnica, com participação de representante do poder público, que prospecta e promove a região parisiense junto às produtoras.

DQNQ5740

A Île de France, área geográfica histórica e administrativa da qual Paris faz parte, é a região francesa que mais acolhe filmagens, com 40% de produções nacionais e 36% de internacionais, tendo como parâmetro o número de dias de filmagem e de filmes e séries rodados.

São 2,2 mil locações acessíveis para sets de filmagens, dentre as quais espaços inscritos no patrimônio mundial da humanidade da Unesco: os châteaux de Versailles e Fontainebleau; a via Quai de la Seine, no 19º arrondissement; a cidade medieval de Provins; e as construções do arquiteto e urbanista franco-suíço Charles-Édouard Jeanneret-Gris (1887-1965), Le Corbusier.

Para a realização de grandes produções em Paris, são necessárias duas autorizações, uma da polícia e outra da prefeitura. Quando as filmagens ocorrem nas ruas, com equipes que não excedam dez pessoas, basta autorização da polícia. Nos dois casos, há necessidade de contato com a Paris Film, para garantir o uso de domínio público municipal.

A Prefeitura de Paris, no seu site oficial, informa a existência de 5 mil locações disponíveis no perímetro da cidade e estima uma média de dez filmagens por dia nas ruas de Paris, incluindo, além de curtas e longas metragens e séries, documentários e vídeos publicitários.

Está em Paris? Vem para Paris? Então já sabe, é muito comum cruzar por sets de filmagem durante passeios pela cidade.