MUSEU PICASSO MESCLA COLEÇÃO PERMANENTE E TEMPORÁRIA

Localizado no ‘coração’ do bairro Marais, o Museu Picasso de Paris reserva boas surpresas na sua visita. Um passeio pela história e vida do artista que fez história em Paris.

O Museu Picasso conta um pouco desse legado. Há cinquenta anos, em 8 de abril de 1973, Pablo Picasso morreu aos 91 anos, deixando milhares de obras.

Após o imenso trabalho de inventário que se seguiu à sua morte e que durou quase seis anos, mais de 3.700 obras provenientes diretamente dos ateliês do artista entraram nas coleções nacionais, constituindo o coração do Museu Nacional Picasso-Paris.

Após a sua inauguração em 1985, a coleção continuou a crescer para permitir ao público ver e compreender os principais artistas do século XX.

Nesse passeio ParisDoMeuJeito você encontrará uma seleção de peças emblemáticas da coleção, exposta até março de 2024. Esse percurso mostra a diversidade de técnicas e estilos experimentados por Pablo Picasso ao longo de uma vida.

Dos primórdios do cubismo até a década de 1960, a exposição destaca uma série de momentos decisivos e temas transversais em sua obra.

PORTRAITS DE FEMMES

No percurso do Museu, uma sala dedicada a Retratos de Mulheres, Portraits de Femmes, marcantes na obra de Picasso.

O Museu relata que nos numerosos retratos de mulheres que pontuam a sua obra, Pablo Picasso levou muito longe as deformações e transformações do corpo humano, quebrando formas convencionais, movendo e permutando órgãos, petrificando, amolecendo ou achatando cadeiras.

Suavidade, humor, fantasia, mas por vezes também medo e angústia, caracterizam estas obras em que surge uma busca insaciável, e por vezes perturbadora, pela verdade por trás das aparências, descreve a curadoria do exposição.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Até 28 de janeiro de 2024, o Museu Picasso de Paris traz a exposição À toi de faire, ma mignonne de Sophie Calle.

O Museu destaca que Sophie Calle comemora, à sua maneira, os 50 anos da morte de Pablo Picasso, ocupando todos os quatro andares do Hôtel Salé com uma proposta expositiva única.

Organizada em quatro palcos correspondentes aos quatro andares do museu, a exposição À toi de faire, ma mignon assume a visão oposta dos múltiplos eventos da “Celebração de Picasso 1973-2023” que homenageiam o artista espanhol.

A exposição de Sophie Calle lança um olhar curioso e excêntrico sobre uma seleção de obras emblemáticas de Picasso, cujas imagens ou memória, a artista evoca uma história pessoal que se passa no piso térreo do museu.

Com esta exposição, que se desenvolve independentemente de Picasso, Sophie Calle explora alguns dos temas que lhe são centrais, como a privação do olhar ou o desaparecimento, recorrendo ao arquivo e à escrita, como fontes e matérias-primas para sua criação.

Assumindo o desafio do convite, segundo o museu, a artista questiona com sagacidade e profundidade a recepção crítica da sua obra e a preocupação com a transmissão às gerações futuras.

Ao deixar os espaços das exposições não esqueça de visitar a lojinha do Museu Picasso. Ótima oportunidade para souvenirs de Paris.

Museu Picasso Paris

📍5 Rue de Thorigny, 75003

Entrada 14 euros


ParisDoMeuJeito com você Paris!

Leandro Donatti | Luis Otávio Dias. Jornalistas e fotógrafos especializados em cultura francesa.

Serviços: Ensaios fotográficos | Passeios a pé guiados com informação e fotos profissionais | Dicas e roteiros personalizados.

Siga o Instagram @ParisDoMeujeito
Siga nosso Portfólio de ensaios fotográficos @photo.a.paris
Acompanhe o Facebook ParisDoMeuJeito

Contato: parisdomeujeito@gmail.com
WhatsApp comercial: +33 7 68 91 29 02 e +33 7 68 70 37 38

Inscreva-se no canal ParisDoMeuJeito no Youtube

#parisdomeujeito #museepicasso #art