Le Procope, café reduto de intelectuais desde o ano de 1686

O mais antigo café-restaurante de Paris, o Le Procope, está instalado em Saint-Germain des Prés, no sexto arrondissement, desde 1686. O estabelecimento passou por reformas nos últimos três séculos, mas mantém o charme que sempre o embalou.

IMG_1059

Reduto de artistas, escritores, intelectuais, pensadores, revolucionários e políticos famosos, como Danton, Marat, Robespierre, Rousseau, Diderot, Benjamin Franklin, Napoleão Bonaparte e Victor Hugo, hoje recebe franceses e estrangeiros do mundo todo. Sem dúvida, uma oportunidade para dar aquele up na sua viagem.

O nome vem de seu primeiro proprietário, Francesco Procopio dei Coltelli.

O Le Procope propõe uma “cozinha de tradição burguesa”, tendo como carros-chefe especialidades como o Coq au vin (galo com vinho), Tête de veau (cabeça de bezerro), Joue de boeuf braisée (carne bovina assada), Mille-feuille maison (torta mil folhas) e Tiramisù façon Procopio (sobremesa de origem italiana).

A Declaração dos direitos do homem e do cidadão, que nasceu com a Revolução Francesa de 1789, está reproduzida nas paredes. As portas dos banheiros mantêm os termos “cidadãos” e “cidadãs” para designar homens e mulheres.

O Le Procope abre todos dos dias da semana, do meio-dia à meia-noite. Nas quintas, sextas e sábado, fica até mais tarde, fechando a uma hora da manhã. O nome vem de seu primeiro proprietário, um siciliano chamado Francesco Procopio dei Coltelli, que começou sua carreira empresarial como garçom.

O café-restaurante fica na rua Ancienne-Comédie, podendo também ser acessado pela passagem Cour du Commerce-Saint-André.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s