Paris do meu jeito: ensaios e passeios pra viver como francês

Matéria publicada no Jornal Gazeta do Povo – 14/11/2018 – “Por  MONIQUE PORTELA, ESPECIAL PARA GAZETA DO POVO”
Leila@parisdomeujeito (6)
Leila de Paula escolheu a Torre Eiffel para registrar com a “Paris do meu jeito” sua passagem por Paris. Foto: Paris do meu jeito.
Empresa criada por dois brasileiros oferece passeios acompanhados a pé e ensaios fotográficos na Cidade Luz

Há três anos, os jornalistas Luis Otávio Dias e Leandro Donatti iniciavam o desafio de morar fora do Brasil. Para compartilhar os registros fotográficos da empreitada, eles criaram uma hashtag chamada “Paris do meu jeito” — e do hobby nasceu um pequeno negócio homônimo que, há quatro meses, oferece ensaios fotográficos, passeios, viagens acompanhadas, roteiros sob encomenda e dicas de viagem para brasileiros.

A partir da experiência adquirida ao morar em Paris, eles se propõem a apresentar não apenas a cidade e a cultura francesa, mas também oferecer uma noção básica, honesta e prática do que fazer e esperar da Cidade Luz.

 “A gente explica tudo: desde como comprar uma baguete até como escapar dos golpes mais comuns em Paris”, conta Leandro.

foto_leandro
Com a empresa Paris do meu jeito, Leandro Donatti propõe uma abordagem mais intimista da cidade. Foto: Paris do meu jeito

Não é guia de turismo nem agência de viagens. Com roteiros completamente personalizados que custam entre 65 e 200 euros, a proposta da “Paris do meu jeito” é fazer com que o turista vivencie a cidade como um habitante local, a começar pelo meio de transporte: todos os passeios são feitos a pé ou com o transporte público.

“Os clientes que nos buscam querem justamente isso. Eles querem andar a pé, de metrô, de trem, para conhecer o dia a dia do parisiense e sair de dentro dos ônibus de turismo”, explica Luis Otávio.

PirâmideLouvre
Todos os roteiros na “Paris do meu jeito” são feitos a pé ou em transporte público para que o turista possa viver a rotina da cidade e monumentos ícones. Foto: Paris do meu jeito.

Uma destas clientes é Leila de Paula. A curitibana foi à Europa em setembro de 2018 e passou três dias em Paris. “Quando eu viajo, minha proposta é fazer parte desses lugares, entender a rotina e a história. Então é fundamental você ter um serviço que consiga te atender dessa forma”, comenta. “Quando você chega num país que tem brasileiros que conseguem te receber como se de fato tivessem nascido naquele lugar, falando seu idioma, te explicando, te dando dicas e orientações, você se sente acolhida”.

Leila@parisdomeujeito (41)
“A curitibana Leila de Paula: “Queria entender a cidade”. Foto: Paris do meu jeito.

Dentre os serviços propostos, o mais requisitado é o ensaio fotográfico. Com duração de uma a duas horas e meia, o preço varia entre 200 e 350 euros, de acordo com o número de monumentos escolhidos para fotografar. A administradora Lucilene Granzotto, assim como Leila, escolheu a Torre Eiffel para fazer um registro fotográfico que marcou sua primeira visita à Paris, seu aniversário de 52 anos e a comemoração de três anos de relacionamento com o companheiro Cesar Vetorello.

“Eles conseguem te colocar num mundo mágico, parece que você faz parte de um filme. Você se sente uma atriz. Não tem explicação poder eternizar isso”, relembra Lucilene, que passou quatro dias em Paris em agosto de 2018.

26.LucileneCesar_parisdomeujeito
Lucilene e Cesar foram à Paris comemorar os três anos de relacionamento com um ensaio fotográfico em frente à “Dama de Ferro” francesa. Foto: Paris do meu jeito.

Já as viagens acompanhadas para cidades próximas à Paris são cobradas por diárias que custam entre 120 e 150 euros. Nestes casos, a dupla chega a passar nove horas com os turistas, entre passeios diversos com foco no interesse do cliente — como compras ou monumentos históricos — e sessões de fotos, cobradas à parte. “Eles montam o roteiro em cima do que você quer”, comenta Lucilene. “Na próxima vez que eu visitar Paris, eu quero ir na Galeria Lafayette, mas eu só entraria lá para comprar acompanhada de alguém que conhece”, completa.

Background jornalístico

Para trazer um conteúdo diferenciado tanto para o blog da “Paris do meu jeito” quanto para os passeios, os sócios se fazem valer das competências da formação em jornalismo para apurar informações que vão além de explicações históricas sobre os monumentos.

foto_luis
O jornalista Luis Otávio conta com a experiência profissional para buscar informações de qualidade para os clientes. Foto: Paris do meu jeito.

Eles participam de conferências de imprensa e assim pegam informações em primeira mão sobre exposições e eventos que acontecem na cidade — algo que geralmente passa batido aos guias de turismo e também aos viajantes, que muitas vezes não sabem onde obter este tipo de informação.

PlaceConcorde
Os passeios vão além das visitas ao monumentos: são também resgates da história da cidade. Foto: Paris do meu jeito. 

Diferentemente de uma agência, a empresa não se responsabiliza pela compra dos bilhetes para as atrações. O que eles oferecem é uma assessoria completa para qualquer questão de âmbito turístico no território francês: se você precisar de auxílio para comprar a entrada de um museu ou fazer um tour por um bairro específico da cidade, pode contar com o suporte da empresa. “A gente quer mostrar que a pessoa pode fazer tudo sozinha, mas se quiser companhia, pode contar com a gente”, pontua Leandro.

Serviço:
Paris do meu jeito
https://parisdomeujeito.com
Whatsapp: +55 (41) 9962-1754 e +33 (07) 68703738
Telefone: + 33 (07) 68912902 e + 33 (07) 68703738
parisdomeujeito@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s