Castelos franceses com pequenas aldeias são atração à parte

Ao terminar a visita ao interior de um castelo francês, seja ele mantido pelo poder público ou uma propriedade privada, não esqueça de passear pelos seus jardins e explorar as áreas que os circundam.

IMG_9287

Os chamados domínios dos châteaux geralmente reservam grandes surpresas, como pequenas aldeias antigas, espaços construídos a pedido de reis e nobres para lazer, desfrute pessoal ou de convidados. É o caso dos châteaux de Versailles e Chantilly, próximos a Paris.

Os dois castelos possuem agrupamentos de casas em estilo rural, o que em francês é chamado de hameau. No outono, em especial, esses espaços rendem ótimas imagens para quem gosta de fotografia.

O Paris do meu jeito adora explorar esses endereços diferentes para que uma visita a um castelo seja completa e fique marcada na memória.

Em Versailles, a aldeia chama-se Hameau de la Reine, numa referência à Maria Antonieta, que encomendou a obra inagurada em 1783. As aproximadamente dez cabanas da aldeia têm hortas, pomares e pequenos jardins, hoje utilizados também para atividades pedagógicas com crianças.

Em Chantilly, a ‘minifazenda’ mantém cinco das sete construções rústicas erguidas em 1775 a pedido de Luis José de Bourbon, o príncipe de Condé. Também é possível comer ali pratos regionais e sobremesas deliciosas com chantilly. Aliás, o Hameau de Chantilly serviu de inspiração para o de Maria Antonieta, em Versailles.

Apesar do aspecto exterior rústico, o interior dessas construções era luxuoso e bem decorado. De tempos em tempos, acontecem visitas guiadas para conferir esses espaços. No caso de Versailles, tem visita virtual no seu site oficial. O exterior dessas pequenas aldeias reais, no entanto, vale por si só!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s