Fachadas históricas nem sempre indicam atividade comercial

Preservar o patrimônio cultural é palavra de ordem por aqui. Ao passear pelas ruas de Paris, é comum cruzar com estabelecimentos comerciais cujas fachadas indicam ramo de atividade que não condiz com o ramo do empreendimento atual.

Nada de errado nisso, foi a forma encontrada pelo poder público para preservar a história e as fachadas antigas.

Uma loja de roupas femininas com decoração de uma boulangerie, padaria em português. O edifício em questão, localizado nas esquinas das ruas Francs-Bourgeois e Sévigné e onde funciona a marca Ekyog, no Marais, já foi padaria no passado e faz parte, desde 1984, de uma lista de monumentos históricos protegidos por lei na categoria loja comercial.

IMG_4538

 

Mesmo com a mudança de vocação do estabelecimento, preserva-se viva a identidade do final do século 19, com o título boulangerie escrito em dourado, pinturas bucólicas e tons pasteis, marrom e preto.

Outros exemplos são um restaurante parisiense que sinaliza a venda de pães, uma loja de roupas com fachada de farmácia e uma casa de chocolates indicando a comercialização de conservas de legumes, conforme imagens das fotos deste post.

O Chez Julien, localizado no número 1 da rua Pont Louis-Philippe, também é uma antiga padaria. O restaurante-café mantém até hoje em sua fachada pinturas feitas nos anos 1900, indicando a venda de pães.

IMG_4508

 

A Puyricard, casa de chocolates a poucos passos do Chez Julien, já foi comércio de conservas de legumes. Assim como a Made, localizada numa das avenidas que leva ao Panteão de Paris, ocupa imóvel que abrigou uma antiga farmácia de produtos hospitalares criada em 1750 pelo mestre farmacêutico Joseph Bataille.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s