À la table, Goût de France celebra a gastronomia francesa

A França ‘divide’ a mesa com 5 mil chefs, de 150 países, espalhados pelos cinco continentes, durante a 5ª edição do festival culinário Goût de France ou Gosto da França em português –  @fete_gastronomie_gout_france – entre 21 e 24 de março.

Em Paris, a culinária francesa e do mundo pode ser degustada no Trocadero, aos ‘pés’ da Torre Eiffel. Representantes de 60 países oferecem ao público suas especialidades na Vila Internacional da Gastronomia. Para animar a festa, música e demonstração de 40 chefs.

goutdefrance6

No primeiro dia do evento, no dia 21, foi servido um grande banquete à Provençal para 300 pessoas, liderado pelo chef étoilé Gérald Passédat, de Marseille. Outros seis chefs acompanharam a preparação do menu.

Nesta edição, a inspiração do #GoutDeFrance é a cozinha da Provence e a proposta é fazer uma ‘viagem’ pelos sabores da região. O banquete à la française privilegiou o conceito de cozinha responsável, com menos sal, menos açúcar e menos gordura.

goutdefrance5

Se está em Paris, o festival culinário, de quatro dias vai das 10 às 22 horas. Uma ótima oportunidade para degustar pratos, não só franceses, mas da cozinha popular de várias partes do planeta.

Como essa é quinta edição do festival, há previsão de nova festa em 2020  e anos seguintes. Se não deu dessa vez, quem sabe na próxima viagem!

Você sabia que a gastronomia francesa está inscrita no patrimônio cultural imaterial da Unesco?! Olha aí, mais um bom motivo para provar seus pratos.

Menu à Provençal

O banquete que abriu a festa de 2019 foi preparado em cinco atos. Além do chef Passédat, vieram da Provence os chefs Armand Arnal (La Chassagnette), Jean-André Charial & Glenn Viel (L’Oustau de Baumanière), Clément Higgins (Bricoleurs de Douceurs), Michel Portos (Le Poulpe) e Sébastien Richard (Le Panier de Sébastien).

À la table ( à mesa), uma reinvenção da cozinha contemporânea do mediterrâneo.

Vem pra Paris!? Veio a Paris!? Compartilhe o que você mais gostou da gastronomia francesa.

O @parisdomeujeito vive o dia a dia parisiense. Passeie, otimize seu tempo, aproveite mais o seu dia e ‘perca-se’ com quem conhece a cidade. Conheça nossos passeios com fotos e solicite seu orçamento pelo e-mail parisdomeujeito@gmail.com ou pelos nossos perfis no instagram e facebook.

À bientôt.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s