O Homem Vitruviano está em Paris, depois de momentos de tensão. A França precisou trabalhar intensamente sua diplomacia junto à Itália, para garantir obras de peso na retrospectiva de Leonardo da Vinci, que começou na quinta-feira, 24 de outubro, no Museu do Louvre.
O empréstimo do desenho, realizado por Leonardo da Vinci durante seus estudos sobre a proporção ideal do corpo humano, com aplicação na arte, foi parar na justiça. Uma associação italiana tentou embargar a transferência da obra para a megaexposição que segue até fevereiro de 2020, em celebração aos 500 anos da morte do mestre italiano.
Na última hora, a justiça italiana liberou o empréstimo. Alguns jornais franceses, no entanto, já especulam a possibilidade de o desenho voltar para a Galeria da Academia, em Veneza, bem antes do fim da retrospectiva.
O Homem Vitruviano foi realizado por Leonardo da Vinci entre os anos 1489 e 1490. O artista baseou-se em estudos de Marcos Vitrúvio Polião, um teórico romano da arquitetura. Foi Vitrúvio quem teve a ideia de inscrever o corpo humano dentro de um círculo e um quadrado.
Porém, Leonardo da Vinci foi além. Ele interpretou a relação com o círculo e a relação com o quadrado com base em seus experimentos antropológicos, corrigindo os valores, na época muito abstratos.
Vai na retrospectiva de Leonardo da Vinci, no Louvre? Então, vale gastar uns minutos diante de O Homem Vitruviano. Com informação, sua viagem à capital francesa é diferente.