Ao passear a pé por Paris, com quem pesquisa e estuda a cidade, você se depara com curiosidades que podem agregar valor à sua viagem. O plus que nem sempre é contado.
O que, por exemplo, a estátua de Santa Genoveva, na Pont de la Tournelle, em Paris, retratada nas fotos deste post, e o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro, têm em comum? Mais coisas que você imagina.
Além da temática religiosa, os dois monumentos carregam o olhar ‘talhado’ pelo mesmo escultor, nascido na França, Paul Landowski (1875-1961); seguem o mesmo estilo artístico, o art déco; e foram erguidos numa mesma época, entre as duas guerras mundiais, para, entre outras razões, impressionar.
O Cristo Redentor, inaugurado em 1931 e produzido numa colaboração entre Landowski, o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e o engenheiro francês Albert Caquot, tornou-se por certo sua estátua mais famosa. A de Santa Genoveva, representando a padroeira de Paris abençoando a cidade contra invasões externas, inaugurada em 1928, talvez, a que mais rendeu dissabor.
Landowski discordou da forma como sua obra foi montada sobre a ponte, mas foi ‘vencido’ no decorrer da execução.
A Santa Genoveva da Pont de la Tournelle, que protege uma criança simbolizando a cidade de Paris, com um barco nos braços, tem 5,4 metros e foi sobreposta sobre um pilar de 14 metros, o que, de certa forma, não favorece em nada seus detalhes.
Além disso, a imagem da padroeira está para o leste, ‘de costas’ para a catedral Notre Dame, que fica próxima. Quem circula pela Pont de la Tournelle se depara com uma gigantesca estrutura de pedra lisa, parecendo um poste, sem muitas vezes saber do que se trata.
Landowski queria que a sua obra ficasse mais baixa e com a santa olhando para a Notre Dame. Como foi instalada, sua observação tem mais lógica para quem passa de barco sob a ponte ou pelas margens do Sena. Controvérsia a qual acabou se rendendo, mas sob protesto. Landowski não participou da cerimônia de inauguração da ponte.
Passeie com a gente em Paris e descubra o melhor que a cidade tem a oferecer.
Reservas e orçamentos de passeios guiados com miniensaios, ensaios fotográficos completos ou ainda viagem acompanhada, solicite pelo e-mail parisdomeujeito@gmail.com, instagram e facebook.
A gente se encontra em Paris!
À bientôt!