No Louvre, a simbologia do poder está por todos os lados. Não é representada apenas por signos, emblemas e brasões, mas também por monogramas de reis, imperadores e republicanos que foram gravados na pedra, apagados, e novamente gravados, ao longo dos mais de oito séculos de sua construção.
O Louvre, que começou como fortaleza para proteger Paris de invasões, passou a palácio real até tornar-se museu em 1793, não é obra de apenas um governante, mas de vários que se revezaram no poder.
Aos mais atentos, os monogramas, por vezes escondidos, saltam aos olhos e aguçam a curiosidade. H, HB, HDD, K, KK, L, LA, LB, LL, LN, LXV, N, R, RF e tantos outros.
Com a Revolução Francesa, explica o Louvre, numa de suas revistas dedicadas ao tema, parte deles, que ‘cultuava’ a monarquia, foi destruída para marcar os períodos imperial e republicano. No século 19, os monogramas ressurgem, recuperados com base em elementos do passado, para serem vistos até hoje.
Quer conferir? Basta observar atentamente pelo interior e exterior das paredes do Louvre, durante a sua visita. Exemplos não faltam.
O H representa os reinados de Henrique II e IV. O HB é a forma que se utilizava para designar Henrique de Bourbon. O HDD, muitas vezes referido como uma declaração de amor à Diane de Potiers, favorita de Henrique II, é interpretado nos últimos anos como duas meias-luas entrelaçadas, já que a lua era ‘marca registrada’ do rei.
O K e KK, referências a Carlos IX. O L, marca de Luís XIII, e também do Louvre, que passou a adotar o monograma em 1848.
O LA, do reinado de Luís XIII e sua mulher Ana da Áustria. O LL, com letras opostas, Luís XVIII, como é visível numa das fachadas laterais do Louvre. O LXV, de Luís XV. O LB, de Luís de Bourbon, representa todos os reis chamados Luís, o XIII, XIV, XV, XVI e XVIII.
O N e o LN têm relação com Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte que se chamava Luís Napoleão e que, durante o seu império, também contribuiu, como os outros governantes, na ampliação do Louvre.
O R refere-se à República simplesmente. Enquanto que o RF, República Francesa.