As criaturas gigantes que iluminaram o Jardim de Plantas de Paris, em 2018, estão de volta, com novos animais e plantas que se transformam. Dessa vez, vão dar vida às profundezas de um oceano. A montagem do Festival de Luzes, organizado pelo Museu Nacional de História Natural da França, começou no último final de semana.
Excepcionalmente, de 18 de novembro deste ano a 19 de janeiro de 2020, o Jardim de Plantas abre seus portões para caminhadas noturnas. “Océan en voie d’illumination” promete um ‘mergulho’ na imensidão dos oceanos, na descoberta de formas de vidas majestosas, fascinantes e, por vezes, surpreendentes.
Durante o dia, inevitavelmente, os frequentadores e habitués do parque vão se deparar com essas criaturas. Na verdade, lanternas gigantes, ao estilo japonês, animadas com luz e movimento. São 50 estruturas monumentais, algumas com até 10 metros de altura, outras, 30 metros de comprimento. O sucesso das caminhadas noturnas de 2018 fez o Museu de História Natural repetir a dose. Aproximadamente 370 mil visitantes circularam à noite pelos 23 hectares do Jardim de Plantas, para conhecer espécies extintas, desaparecidas há mais de 65 milhões de anos, e outras ameaçadas de extinção.
Além do caráter pedagógico, para sensibilizar crianças e adultos sobre a importância de se preservar o planeta, o Festival de Luzes no Jardim de Plantas é uma ótima pedida para os turistas que estão em Paris no período das festas de fim de ano.
Nesse período, os museus instalados no Jardim de Plantas, a Galeria da Evolução, a Galeria da Mineração e a Galeria da Paleontologia, assim como o zoológico, funcionam normalmente durante o dia. A nova edição do Festival de Luzes vai das 18 às 23 horas. A compra online do bilhete é obrigatória para todos os visitantes, incluindo beneficiários da tarifa reduzida ou gratuita. Site oficial: jardindesplantesdeparis.fr.